domingo, 28 de setembro de 2014

DESPROGRESSIVAÇÃO - MATÉRIA FOLHA DE S. PAULO


Com amônia, cabeleireiros revertem o cabelo espichado pela progressiva

Algo diferente surgiu na feira de cosméticos Beauty Fair desse ano. No meio da enxurrada de alisantes, um "removedor de progressivas" chamou atenção.
O nome é mais inovador do que o produto dentro do pote: tioglicolato de amônia. Substância muito usada para fazer permanente (anos 80 mandam um beijo) e mesmo para alisar (antes da febre das progressivas com formol).
"O formol é ácido e a amônia, alcalina. Nós colocamos o produto na raiz que está virgem e ele desce pelo meio do fio, expandindo a fibra capilar e rompendo a capa criada pelo formol", explica Robson Trindade, que já usa o tratamento da Bien Professional no seu salão, Red Door.
O cabeleireiro explica que as escovas com formol não alisam, mas sim encapsulam o fio e por isso deixa o fio reto.
O trabalho com o "removedor de progressivas" é extremamente delicado. A amônia deve ficar no cabelo por menos de cinco minutos. "Assim que o cabelo amolecer, tem de enxaguar, se não ele começa a alisar o fio", diz Trindade. Fora isso, a parte mais importante é fazer o teste antes de aplicar em toda a cabeça. Dependendo da quantidade de processos químicos feitos, ao aplicar a amônia o fio pode virar um chiclete ou mesmo quebrar profundamente. Veja na galeria abaixo o processo sendo feito.

Nenhum comentário:

Postar um comentário