sexta-feira, 30 de novembro de 2012

HAIR Brasil 2010 - O Perfil do Novo Profissional de Beleza


Robson Trindade fala sobre “O Perfil do Novo Profissional de Beleza”

O hairstylist Robson Trindade, do Salão Red Door (São Paulo), coordenou o workshop que apresentou “O Perfil do Novo Profissional de Beleza” e durante sua apresentação falou sobre os novos caminhos e exigências do mercado e das pessoas que trabalham com cabelo. “Há uma mudança no mercado e no perfil do profissional, que aconteceu naturalmente. A formação universitária na área abriu caminho para muitas pessoas”, explicou Robson Trindade. 
Segundo ele, o cabeleireiro do marcado beauty não pode mais trabalhar com intuição e sim com formação, segurança, desenvolvimento pessoal, iniciativa, liderança e autocontrole. Trindade falou ainda sobre abandonar as velhas idéias e maneiras de trabalhar e a busca de outras melhores. “Não há tempo para shows de vaidade e egocentrismo. É preciso buscar conhecimento e técnica para enriquecer o currículo e crescer como profissional. Ninguém sabe tudo”, disse.
Para falar sobre Terapia Capilar, Robson Trindade apresentou Patrícia de Oliveira, professora da Universidade Anhembi-Morumbi. “A Terapia Capilar estuda anatomia e fisiologia dos cabelos, tricoses e doenças do couro cabeludo. Sua importância vai desde a auto-estima, expressão e moda, até a postura que a pessoa tem diante da vida”, esclarece.
Patrícia explicou que o terapeuta capilar pode trabalhar em um salão de cabeleireiro, clínica estática ou em parceria com uma clínica médica. “A área não é apenas para médicos, mas é preciso respeitar as competências e limitações de cada profissional”, disse. “Entender anatomia e fisiologia do cabelo é uma necessidade e também responsabilidade do cabeleireiro, que deve oferecer o melhor ao seu cliente”, finalizou.
Celso Martins Junior, também professor da área de beleza, falou sobre a busca pela beleza, além de ter feito uma apresentação técnica sobre a estrutura do cabelo e bases alisantes. “O cliente é 99% emocional quanto à sua aparência e, com a globalização, há cada dia mais a padronização dos sonhos.”
Martins falou sobre o posicionamento técnico dos cabelos, que se dividem em mongólicos (naturalmente lisos), caucasianos (raiz lisa e crescimento orientado), afro-negróide e misto ou frisado (crespo desde a raiz e com o frisado marcado). “Cada tipo de cabelo precisa de um tratamento específico e poucas pessoas que trabalham com alisamento, por exemplo, conhecem a reação química que acontece”, ressaltou.

Nenhum comentário:

Postar um comentário