sexta-feira, 23 de novembro de 2012

Vale Tudo pela Beleza?


"Robson Trindade raspa seu cabelo para protestar contra o uso de formol nos processos de alisamentos em plena calçada do Times Square em Nova York . Robson não cortava o cabelo há quatro anos."



Vale Tudo pela Beleza?

Por Robson Trindade - hairstylist


Desde o princípio dos tempos as pessoas procuram alcançar o ápice da belezae fazem de tudo por este ideal. Nos últimos anos essa busca tem se dado mais através das mulheres, seguidas de perto pelos homens e até mesmo crianças.
Ter um corpo "perfeito" nem sempre é sinal de saúde, percorrer os traços ideais do rosto nem sempre é sinônimo de beleza. Os seios avolumados às vezes não combinam com a postura dos ombros. Vale sempre lembrar que o mais importante é ter harmonia no conjunto.
Hoje estar magro, esbelto, lábios carnudos, cabelos coloridos, cílios longos e olhos delineados, expressa a possibilidade de alegria, satisfação e poder, elevando assim a auto-estima. Porém a prática constante de métodos para alcançar a beleza plena deve sempre estar acompanhada essencialmente da responsabilidade na execução dos serviços e escolha adequada dos produtos.
Nós, profissionais de beleza, temos a responsabilidade de orientar as pessoas sobre todos os riscos e vislumbrar os melhores resultados para cada caso, independente se isso resultará em lucro, pois o que estamos discutindo aqui é o bem-estar e a qualidade de vida da cliente.
Um exemplo disso foi o que ocorreu na busca frenética por cabelos lisos. Mulheres começaram a utilizar o método de escova progressiva, que consistia em alisar os fios à base de formol, em quantidades não recomendadas e autorizadas pela ANVISA. Infelizmente isso resultou na morte de algumas pessoas e várias passaram mal devido ao uso indevido de um processo químico.
Claro que neste caso profissionais de beleza e empresas do setor podem ser responsabilizadas, porém todos perderam. Perderam a credibilidade. Há dois anos, quando este procedimento começou a fazer sucesso entre os salões, manifestei publicamente nos meios de comunicação a minha posição contrária, perdi clientes na época, porém estava lutando pela saúde das pessoas que trabalhavam e freqüentavam meu salão.
Esta visão mais ampla do cenário em que estamos inseridos só é possível alcançar com muito estudo, pesquisa e viagens. Sem dúvida esta é a chave do sucesso da beleza. Em todas as áreas os profissionais precisam estar constantemente atualizados e é isso que tento transmitir para os que estão comigo. O Brasil é o 3º país do mundo que mais consome produtos cosméticos e de higiene pessoal, oferecemos cursos e qualificação profissional de primeira linha, entre elas feiras como a HairBrasil.
Vale tudo pela beleza? Para mim não. O que vale é a união dos meios de comunicação, das empresas e dos profissionais para que juntos possamos combater todos os procedimentos nocivos à saúde, pois o conceito de “beleza a qualquer custo” não está mais na moda. A moda é ser natural, verdadeira, é deixar os cachos livres, é usar e abusar dos truques sem se ferir, é olhar o conjunto, enfim é trabalhar e se modificar com consciência.







Uma dica de vanguarda, estilo barbarella 2008, aguarde!

Nenhum comentário:

Postar um comentário