quarta-feira, 5 de dezembro de 2012

Origem da Tinta / Coloração para cabelo



ORIGEM TINTA DE CABELO





ORIGEM DOS COLORANTES - TINTA DE CABELO

O cabelo distanciou-se ao longo dos séculos de sua real importância, a de proteção. Transformado em símbolo de status, poder, beleza e força, sempre teve um papel importante muito mais ligado ao ego do que para a anatomia.
Achados arqueológicos, como pentes e navalhas feitos em pedra, mostram isto. Primeiro entre os homens, que desde a mais remota antiguidade já faziam uso do hábito de barbear e cortar o cabelo.
Os primeiros salões de cabeleireiros surgiram em Atenas, na Grécia. Em algumas lojas de Atenas foram sendo instalados espaços adequados ao tratamento de beleza, e foi assim que surgiu o salão e a profissão de barbeiro, exclusiva do sexo masculino. Para as mulheres o culto à beleza, apesar de iniciar bem mais tarde, em relação aos homens, também é muito antigo. Cleópatra foi uma das primeiras mulheres a escrever um manual de beleza, loções contra rugas, manchas cutâneas, máscaras e óleos para conservação da pele.
Há mais de três mil anos os egípcios foram os primeiros a desenvolver a técnica de tintura de tecidos e de cabelos, utilizando inúmeros corantes que extraíam da matéria animal e vegetal. Estes mesmos corantes foram utilizados por muitas civilizações no decorrer dos séculos, e mesmo até nos dias atuais. E ainda estão ligados à Antigüidade como “Camomila”, “Henna” e “Indigo”, entre outros.
A hena, foram os egípcios que começaram a usar para fins estéticos, não sendo usada somente por mulheres mas também por homens para identificar o nível social a que pertenciam. Os fenícios, gregos e os romanos usavam casca de noz e mais alguns métodos bem rudimentares oriundos da natureza.
Foram no entanto os romanos que aproveitando-se de velhas fórmulas de sacerdotes gregos que incrementaram o hábito da coloração dos cabelos, e organizaram socialmente e profissionalmente as pessoas que o faziam e surgiram as :

COSMETAS:        As encarregadas do penteado.
CINOFLES:          As que preparavam e aplicavam as tinturas.
CINERÁRIAS:      As que esquentavam os ferros para ondular as cabeleiras.
CALAMISTAS:     As que ondulavam os cabelos.
PSECAS:             As que davam os últimos retoques no penteado.

Na antiguidade, as tinturas de cabelo eram feitas com amoras esmagadas e extratos de plantas, e aplicadas nos cabelos como um creme rinse.
Nos séculos 17 e 18 as mulheres aplicavam óleo e pó aos cabelos para conseguir uma cor mais clara.
Em 1600 em Veneza, Firenze e Salerno, competem nas técnicas de estilo e perfumação do corpo e cabelos. O conceito de estética capilar beleza veneziana prescreve horas de tratamento nos terraços, expondo os cabelos ao sol, borrifados com um preparado clareador chamado "a loira", e de resultado castanho amarelado chamado "louro veneziano".
Em 1907 o químico francês Eugène Schueller inventou a primeira tintura de cabelo e, alguns anos mais tarde, fundou a L'Oréal. O fenômeno da loira platinada, marco creditado à atriz Jean Harlow, fez com que as tinturas se tornassem um hit nos anos 30. Produtos químicos, como o chumbo, eram utilizados em alta concentração, irritando o couro cabeludo.


Fonte:
http://www.magestetica.com.br/magblog/?p=92
http://www.espacoestetica.com.br/artigo_beleza/cabelo3.htm
http://www.portaleducacao.com.br/estetica/artigos/7869/coloracoes-capilares
http://exbeauty.com.br/_gravar/download/CORANTES_CAPILARES.doc
http://www.sitedecuriosidades.com/ver/curiosidades_do_mundo_da_beleza.html

Nenhum comentário:

Postar um comentário